Bem vindo(a) à CAMINAS!
CAMINASCAMINASCAMINAS
55 31 97173-7979
caminas@caminas.com.br
Gutierrez | Belo Horizonte | MG | BRASIL
CAMINASCAMINASCAMINAS

Câmara Setorial Cível – Comercial Internacional

  • Home
  • Câmara Setorial Cível – Comercial Internacional

Especialista

THIAGO BARBOSA DE OLIVEIRA ALVES

Mestre em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Direito Internacional pelo CEDIN – Centro de Estudo de Direito Internacional. Advogado. Professor Universitário. 

ROBERTO LUIZ SILVA

Graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1988), LL.M em Europäische Wirtschaftsrecht pela Universität zu Köln (1992), Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1994), Especialização em Direito Internacional pela Organização das Nações Unidas – UNITAR (1999), Pós-Doutorado pela The University of Texas (2005) e Pós-Doutorado Sênior na Universität de Barcelona (2015-2016). Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/SINAES/MEC. Coordenador e Organizador de inúmeras obras jurídicas. É Consultor ad hoc da CAPES e do CNPq e Coordenador do Projeto de Extensão CEB – OMC, do Programa de Extensão GEDI e do Grupo de Estudos GEDI-DH, além de conselheiro do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão – CEPE e Comissão Permanente de Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

ANTÔNIO CHAVES ABDALLA

Graduado em Direito pela PUC-MG; mestrado pela Loyola Law  School, Los Angeles/US; FCIArb Fellow Chartered Institute of Arbitrators; especialização em Gestão Executiva pela FDC/Kellogg School of Management, Chicago/US; Programa de Gestão Avançada pela FDC/INSEAD, Fontainebleau/FR; Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela FDC; VP Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação CFOAB; membro da Comissão de Sociedades de Advogados OAB/SP; membro Silicon Valey Mediation and Arbitration Center; Diretor do CESA/MG; membro seção brasileira da Associação Internacional de Direito de Seguros – AIDA; membro da Association of Legal Administrators, chapter Greater Los Angeles, Co-Chair for the GLAALA Brazil Section; Atuação em Tecnologia da Informação, de 1982 a 1998, em renomadas instituições, com mais de 3.000 horas de especialização.

WELBER BARRAL

Sócio do Barral Parente Pinheiro Advogados em Brasília (DF). Ex-secretário de Comércio Exterior (2007 – 2011), tem mais de trinta anos de experiência como consultor para agências governamentais e empresas na América Latina. É conselheiro da Câmara de Comércio Americana (Amcham), foi árbitro no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul e na Organização Mundial do Comércio (OMC) e professor visitante em diversas universidades no Brasil e no exterior. Mestre em Relações Internacionais (UFSC), Doutor em Direito Internacional (USP) e Pós-Doutor em Direito do Comércio Internacional (Georgetown University).

TANCREDO ROCHA JUNIOR

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG – 1983. Professor da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) desde 1988, nas matérias de Direito Comercial, Contratos Comerciais e Contratos Internacionais (licenciado desde 2000). Foi Membro da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT) e da Associação Internacional de Jovens Advogados (AIJA), com sede em Bruxelas/Bélgica. Palestrante no Congresso Anual da AIJA, ocorrido em Setembro de 1997, em Florença/Itália e designado Relator do Brasil nos setores de Arbitragem Internacional (para o Congresso Anual da AIJA ocorrido em Sidney/Austrália, em Setembro de 1998) e de Tributação Internacional (para os Congressos Anuais da AIJA ocorridos, respectivamente, em Helsinki/Finlândia, em Setembro de 2.000 e Montreal/Canadá, em Agosto de 2001). Foi Diretor (MG) do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) – entidade de congrega os principais escritórios de advocacia do país. Foi Professor de Direito Comercial do Centro de Estudos na Área Jurídica Federal – CEAJUFE. Foi Coordenador da Comissão do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção MG, na matéria de Direito Internacional. Foi Membro do Conselho de Negócios Internacionais da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). Sócio Sênior de Melo Campos Advogados Associados – sociedade de advogados com sede em Belo Horizonte/MG fundada em 1923.

BRUNO WANDERLEY JUNIOR

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor de Direito Constitucional e Direito Internacional da Faculdade de Direito da UNIFENAS/BH; Coordenador do Laboratório de Direito e Inovação Tecnológica da UFMG, Advogado e consultor jurídico registrado no PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

MÁRIO LÚCIO QUINTÃO SOARES

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ex-conselheiro Seccional da OAB/MG, ex-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/MG e membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Foi Conselheiro federal da OAB, por doze anos. Professor da Escolas de Contas Prof Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por dez anos.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Comunitário, Direito da União Europeia, Direito Municipal e Direito Eleitoral, atuando principalmente nos seguintes temas: Licitações, Direito Administrativo, Mercosul, União Europeia, Direitos Humanos, Teoria do Estado e Direito Internacional. 

LORENA ROGEDO BASTIANETTO

Doutora em Direito Processual pela PUC/MG. Coordenadora da Pós-Graduação de Direito Aeronáutico do CEDIN/MG. Professora de Direito Internacional e Processo Civil da Escola Superior Dom Helder Câmara. Professora Convidada de Direito Internacional Privado e Processo Internacional da Pós-Graduação em Direito Internacional do CEDIN. Professora convidada na Université Catholique de Lille, na França, e na Universidade de Ciências Aplicadas de Haia, na Holanda. Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela ESDHC. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Treinamento em Direito Alemão e Europeu na Ludwig-Maximilians-Universität em Munique, na Alemanha. 

DAVID FRANÇA RIBEIRO CARVALHO

Advogado empresarialista e internacionalista com atuação em assuntos contratuais, societários, startups, regulatórios, saneamento e mineração. Professor de Direito Internacional Privado e Direito Contratual na Faculdade de Direito Milton Campos e cursos de pós-graduação. Doutor em Direito do Comércio Internacional pela Universidade de São Paulo – USP (Mediação Comercial Internacional). Mestre em Direito Internacional Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas. Pós-graduado em Direito Internacional e Estudos Diplomáticos (Diplomacia Corporativa). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos. Membro fundador e primeiro presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/MG. Membro e Coordenador na Academia Brasileira de Direito Internacional – ABDI. Autor e organizador de livros e artigos sobre Direito dos Negócios, Direito Internacional, Direito Comercio Internacional e Contratos Internacionais, Arbitragem e Mediação. Idiomas: Português, Inglês, Francês, Espanhol.