Bem vindo(a) à CAMINAS!
CAMINASCAMINASCAMINAS
55 31 97173-7979
caminas@caminas.com.br
Gutierrez | Belo Horizonte | MG | BRASIL
CAMINASCAMINASCAMINAS

Relações da Saúde

Especialistas

ANA CAROLINA BROCHADO DE OLIVEIRA

Doutora em direito civil pela UERJ, mestre em direito privado pela PUC Minas. Coordenadora editorial da Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCIvil. Advogada.

ANDRÉ PAPINI

Advogado especialista em Direito Societário, Contratos e Arbitragem, Fusões e Aquisições (M&A), Planejamento Sucessório e Patrimonial, Estruturações Societárias, Governança Corporativa, Contencioso Societário Judicial e Arbitral; Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Mestre em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos; Especialista em Direito de Empresa pelo IEC-PUCMINAS;  Professor de Direito Comercial na pós-graduação em Direito de Empresa do IEC-PUCMINAS (2004/2010); Professor de Direito Societário, Títulos de Crédito, Falências e Concordata e Direito Processual Civil no Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH (2002/2007); Professor de Direito Societário na Faculdade Arnaldo (2004/2006);  Professor no Curso de Direito Societário Aplicado do IBMEC, da disciplina Títulos de Emissão das Sociedades Anônimas (2014); Coordenador do Comitê Societário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA/MG.

BEATRIZ DEOTI SILVA RODRIGUES

Profa. do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina na UFMG; TCBC; ASBC; Cirurgiã do Corpo Clínico do Hospital Santa Mônica – Divinópolis – MG

BRUNA SOUZA DA SILVA

Advogada, Sócia da Muzzi e Advogados Associados. Graduada pela UFMG (2012); Especialista em Direito Público pelo CAD-FUMEC (2014). Especialista em Direito Administrativo pela UFMG (2021). Atuante nas áreas de Direito Administrativo, Previdenciário, Sindical e Direito Civil, em âmbito consultivo e contencioso. Compliance Officer da Muzzi e Advogados Associados, certificada em Compliance Anticorrupção pela LEC – Legal, Ethics, Compliance em parceria com a FGV-Projetos (CPC-A/FGV). Ex-membro da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2016-2018). Membro colaborador da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2019-atual). Membro do Conselho Técnico da Câmara Arbitral de Relações do Setor Saúde da CAMINAS.

CARLOS HENRIQUE VIANA CASTRO

Médico graduado em 1985 pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte. Título de Especialista em Terapia Intensiva é Especialista em Anestesiologia, com Título Superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Ex-Diretor Clínico e Ténico do Hospital Lifecenter. Ex-Diretor do Hospital Francisco Neves (Hospital da Unimed-BH- HU) Mestre em Medicina pela UFMC e MBA em Gestão em Saúde Pela Fundação Getúlio Vargas. Anestesiologista do Hospital Lifecenter.

CLÁUDIA NAVARRO CARVALHO DUARTE LEMOS

Médica formada pela UFMG; Mestrado e doutorado pela UFMG; Especialista em Ginecologia/Obstetrícia e Reprodução Humana; Ex Presidente do CRM-MG

DANIEL MANUCCI

Advogado, sócio do Manucci Advogados, em associação com o UGGC Avocats, especialista em direito empresarial, internacional e tributário. Presidente da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil – CCCB, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/MG, Membro do Conselho da Câmara de Comércio França-Brasil – CCFB.

ENEYDE GONTIJO FERNANDES

Coordenadora Geral da Câmara Arbitral de Relações do Setor Saúde da Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem Empresarial – CAMINAS    

Médica.  Graduada pela Faculdade de Medicina da UFMG (1976) – Advogada. Graduada pela Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas (2005) – Especialista em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva –SOBRATI (1982 ) -Especialista em  Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC  (1990) – Especialista em Direito Processual Civil pelo CAD – UGF (2006) – Sócia fundadora do escritório Gontijo & Magalhães da Rocha – Direito Médico (2013 – atual)  – Membro fundador da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2016) -Presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2016-2018)

EXPEDITO EUZÉBIO DA SILVA

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, 1971; Pós-Graduado (Especialista) em Direito da Ciência e da Tecnologia pela Faculdade de Direito da UFMG / INPI e Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Especialista em Técnicas de Resolução Privada de Conflitos, com formação em Negociação, Mediação e Arbitragem; Participante do Workshop of Negotiation: “Theory and tools of the Harvard Negotiation Project”, promovido pela CMI International Group at The Harvard Faculty Club, Cambridge, Massachusetts, USA, em outubro/novembro de 2013; Titular do Escritório EXPEDITO EUZÉBIO ADVOGADOS. Foco em Direito Civil, Comercial, Empresarial e Falimentar; Árbitro na CAMINAS – Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem; Magistrado aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Ex-Escrivão da Secretaria da Vara de Falências, Concordatas e Registros Públicos de Belo Horizonte; Ex-Escrivão do Cartório do Terceiro Ofício Criminal de Belo Horizonte.

FERNANDA FERREIRA S. G. GUIMARAES

Advogada; Pós Graduada em Direito Processual Civil e Direito do Trabalho, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão de Saúde Suplementar; Atua no ramo de saúde suplementar há 15 anos; Gestora Jurídica da Federação das Unimeds do estado de Minas Gerais; Membro do Comitê Estadual de Saúde de Minas Gerais; Membro da Comissão de Saúde Suplementar da OAB/MG; Membro da Comissão de Direito Cooperativista da OAB/MG.

FREDERICO FERRI DE RESENDE

Advogado com atuação em Direito Médico. Procurador do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais. Especialista em Direito Público pela PUC-MG. Mestre em Direito Privado pela PUC-MG. Professor Convidado na Pós Graduação da PUC-MG (IEC) e da Fundação Dom Cabral – FDC. Membro efetivo da Comissão Estadual de Direito Médico da OAB/MG. Palestrante. Árbitro e Coordenador do Conselho Técnico da Câmara Arbitral de Relações do Setor Saúde da Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem – CAMINAS.

GIOVANNI TRIGINELLI

Advogado. Graduado pela UFMG (2007). Especialista em Direito da Saude (2019). Membro da Comissão de Direito imobiliário da OAB/MG(2016/2018 – 2019/2021). Membro da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2016/2018). Secretário da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2019/2021). Co-fundador do Movimento Médico Seguro. Fundador do escritório Giovanni Triginelli Assessoria Juridica. Advogado dativo do CRM/MG. Autor e palestrante.

GUILHERME SCARPELLINI

Advocacia Especializada Atuação em processos judiciais em defesa de profissionais da área da Saúde; Atuação em processos ético-profissionais perante o CRM/MG; Atuação em defesa dos direitos do paciente; Participação em congressos, palestras e cursos na área do Direito Médico e da Saúde; Publicação de artigos jurídicos em site próprio; Produção de conteúdo de marketing jurídico voltado para o Direito Médico e da Saúde em redes sociais; Desenvolvimento de estratégias para prospecção de clientes na área da Saúde; Execução de tarefas administrativas relacionadas à gestão de escritório de advocacia; Participação de reuniões na condição de membro titular da Comissão de Direito Médico da OAB/MG.

GUILHERME VELLOSO CORREA

Experiência de gestão em indústria de base e no segmento de Distribuição com expertise em Planejamento Estratégico, implantação de indicadores de performance e desdobramento de metas para as áreas operacionais; Certificação Internacional em Mediação – ICFML – 2017, Certificação em Coaching e Especialização em Wellness Coaching – SBWCoaching – 2017; Formação em Mediação – Mediare – 2016; Certificação Conselheiro Administrativo – IBGC – 2015/17 – 2017/19 – 2019/21; Master of Science in Industrial Management (MBA) – Krannert Graduate School of Management, Purdue University – USA – 07/2001; Administração de Empresas – Faculdade de Ciências Econômicas – FUMEC – 12/1987. Engenharia Metalúrgica – Universidade Federal de Minas Gerais – 12/1985.

HILDA MARIA PORTO DE PAULA TEIXEIRA DA COSTA

Coordenadora do Projeto de Justiça Restaurativa do TJMG, orientanda do doutorado da UFMG, facilitadora de práticas restaurativas, mediadora e conciliadora judicial, Mestre em Direito Administrativo, Psicóloga, Pós-graduada em Gestão Judiciária, Desembargadora de Justiça Aposentada do TJMG, Ex-Procuradora de Justiça e Ex-Promotora de Justiça do MPMG, Ex-Delegada de Polícia.

JOSÉ ALEXANDRE REALE PEREIRA

Graduação Curso de Medicina pela Fundação Educacional Lucas Machado – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – 1984. Pós-Graduação. Residência em Ortopedia e Traumatologia pela REIOT – Residência Integrada de Ortopedia e Traumatologia 01/85 a 12/86; Residência em Cirurgia de Mão pelo Hospital Ortopédico João XXIII – 01/87 a 12/87; Médico convidado do serviço de Cirurgia da Mão e Cirurgia Plástica Reconstrutora do Berufsgenossenschaftliches Unfallkrankenhaus Hamburg de outubro de 1988 a setembro de 1989, Hamburgo – Alemanha; Médico convidado do serviço de Cirurgia Plástica de Technische Universität München de outubro de 1989 a fevereiro de 1990. Especialista em Ortopedia e Traumatologia conferido pela AMB e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em 23 de janeiro de 1988; Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, conferido pela mesma em 22 de novembro de 1995; Membro Titular e fundador da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, conferido pela mesma em 01 de maio de 1996.

KÁTIA REGINA DE OLIVEIRA ROCHA

Advogada graduada pela Faculdade de Direito da UFMG. Especializada em Direito da Saúde. Pós-graduada em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos. Mestranda pela Faculdade de Farmácia da UFMG no Programa de Pós-graduação em Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica. Integrante da Comissão de Direito Sanitário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado de Minas Gerais.  Integrante do Comitê Executivo de MG do Conselho Nacional de Justiça em Minas Gerais desde 2010. Integrante do FUNEMP – Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – representando as entidades filantrópicas desde 2012. Integrante do Conselho de Especialistas do FONIF – Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas desde julho de 2021.  Conselheira da Santa Casa de Belo Horizonte desde 2020. Conselheira da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos – CMB. Integrante do quadro de especialistas da Câmara Arbitral das Relações do Setor Saúde /CAMINAS. Sócia Fundadora do escritório de advocacia Kátia Rocha Advogados. Presidente da FEDERASSANTAS – Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais desde 2016. Diretora Institucional do SUS da Confederação dos Hospitais filantrópicos do Brasil out/20 a junho/21. Advogada da Associação de Hospitais de Minas Gerais no período de 2001 a 2007.

LETÍCIA LOBATO GÁRIOS

Especialista em medicina do trabalho (RQE: 6286); Especialista em pericias médicas (RQE: 22249); Especialista em psiquiatria (RQE: 36703), com área de atuação em psiquiatria forense (RQE: 39.140); Especialista em medicina legal e perícia médica (RQE: 39.139); Médica perita nas justiças cível e trabalhista desde o ano 2000.

LUCIANA DE PAULA LIMA GAZZOLA

Médica patologista, com residência médica em Anatomia Patológica pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Doutora em Medicina e Mestre em Direito pela UFMG. Especialista em Direito Médico pela Escola Paulista de Direito. Médica fiscal do CRMMG e professora universitária.

LUIZ ANTÔNIO DE FREITAS CARDOSO

Graduação em Medicina – FM/UFMG, com Especialização em Cirurgia Cardiovascular –   Hospital das Clínicas da UFMG. Atuou como Cirurgião Cadiovascular do Hospital das Clínicas da UFMG – Belo Horizonte, MG na Equipe Vascular dos Transplantes Renais (1993-2015) e Equipe de Traumatologia do Hospital João XXIII-FHEMIG – Belo Horizonte/MG (2004–2008). Atividade Docente-Assistencial como Professor substituto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG (1988-1990). Participou da equipe de auditoria médica da Unimed-BH, na área da Cirurgia Cardiovascular, (2015–2017). Atualmente Angiologista nas Clínicas Varizemed e Unicordis em Belo Horizonte/MG. Médico cooperado da Unimed-BH.

MARCELA DAMÁSIO RIBEIRO DE CASTRO

Medicina pela FMUFMG: 1979 – 1984; Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos: 2014-2018; Pós Graduação em Residência Médica em Pediatria no Hospital Gov. Israel Pinheiro, IPSEMG: 1986 – 1987; Especialização em Neurologia no Hospital Gov. Israel Pinheiro, IPSEMG: 1988 – 1989; Mestrado em Medicina – Saúde da Mulher e da Criança pela FM/UFMG: conclusão em 1995; Especialização em Direito Processual Penal pela Faculdade Damásio: conclusão em 2020; Especialização em Perícia Médica pela Faculdade Unimed: conclusão 2021; Membro do Grupo Executivo do Programa de Reaniação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

MARCELO FERNANDES MAGALHÃES DA ROCHA

Advogado; Mestre em Direito Privado pela PUC Minas; LL.M. em Direito Empresarial pelo IBMEC SP (em curso); Especialista em Direito Médico, Compliance na Cirurgia Plástica, Direito Empresarial e Direito Processual Civil; Sócio-fundador e CEO do escritório Gontijo & Magalhães da Rocha | Direito Médico; Professor na UFMG de Direito Privado em 2010.

MARCOS ALMEIDA MAGALHÃES ANDRADE JR.

Médico, formado pela Faculdade de Medicina da UFMG, em 1971. Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Conselho Federal de Medicina. Especialização médica no Hospital Prontocor, em Belo Horizonte. Trabalhou no setor de Emergências deste Hospital. Lecionou Cardiologia na Faculdade de Ciências Médicas. Atuou como cardiologista no Hospital Felício Rocho, e de chefe do departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. Trabalha no Hospital Mater Dei, na coordenação do Centro de Tratamento Intensivo e do departamento de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular. Vice-presidente do Comitê de Ética e de coordenador e desenvolvedor do Comitê Multidisciplinar de Melhorias Assistenciais. Promoveu o reordenamento do Corpo Clínico do Hospital Vera Cruz, exercendo o cargo de Diretor Médico e a função de presidente do Conselho Técnico-Científico. Professor adjunto de Cardiologia e consultor do departamento de Cardiologia do Hospital Universitário Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas. Ampliou seu atendimento clínico em consultório, promovendo a expansão da Clínica Marcos Andrade, na qual atua como médico cardiologista e diretor presidente.

MARIA AUXILIADORA MARTINS MELLO VIANNA

Farmacêutica graduada em 1972 pela Universidade Federal de Ouro Preto, com especialização em Bioquímica em 1973. Atuou como coordenadora do Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Felício Rocho por mais de 25 anos, assim como na Coordenação do Laboratório de Patologia Clínica e da Agência Transfusional do Complexo Hospitalar de Urgência (CHU), onde presta serviço até hoje; Especialista em Acreditação Hospitalar (FCMMG), Administração hospitalar (FSCAH) e curso em desenvolvimento Gerencial (Fundação Dom Cabral), trabalhou como Assessora da rede de Laboratórios da Fhemig e foi uma das incentivadoras da implantação da qualidade laboratorial na Fhemig, sendo o Laboratório do CHU, certificado ISO 9001/2015; Possui trabalho premiado como melhor práticas na Fhemig e capítulo de livro, “Anestesia do trauma” (2006), além de artigos e trabalhos apresentados em congressos da área de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Realizou vários cursos entre 2007 e 2010 para a Fhemig com o apoio da FAPEMIG na área de Análises Clínicas.

MARIA FERNANDA PIRES DE CARVALHO PEREIRA

Mestre em direito administrativo pela UFMG, doutora em direito público pela PucMinas, ex-Presidente do IMDA-Instituto  Mineiro de Direito Administrativo, professsora da Pucminas, sócia da Carvalho Pereira, Fortini Advogados

Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira

Formado em Medicina na FMUFMG em 1985, residência em clínica médica H. João XXIII FHEMIG, residência de cardiologia H. Vera Cruz, bacharel em direito pela f. Newton Paiva em 2016, T Cel PM QOR , diretor do dep. Jurídico institucional do SINMED MG, corregedor do CRMMG

RODRIGO OCTÁVIO CAPANEMA

Advogado militante e sócio de José Octavio de Brito Capanema Advogados Associados. Professor do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. Professor do Centro Universitário UNA; Bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito Milton Campos (2003); Bacharel em Medicina, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005); Especialista em Direito Civil, pela Faculdade Milton Campos (2009); Mestre em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009); Doutor em Direito Civil, pela Universidade de São Paulo (2017).

RODRIGO COELHO DE LIMA

Advogado com especialização pela PUC Minas em Direito Empresarial. Advocacia preventiva e contenciosa nas áreas do direito cooperativo, empresarial, terceiro setor, trabalhista, civil, imobiliário, consumerista, contratual, tributário, comercial, societário, família e sucessões. Professor. Palestrante e parecerista sobre temas do direito cooperativo. Autor de diversos artigos. Coordenador e coautor de livros sobre o direito cooperativo. Fundador e 1º presidente da Comissão de Direito Cooperativista da OAB/MG. Conselheiro Seccional da OAB/MG 2016/2018. Coordenador e membro do quadro de especialistas da Câmara Setorial de Cooperativismo da CAMINAS – Câmara Mineira de Arbitragem Empresarial. Membro do quadro de especialistas da Câmara Setorial de Saúde da CAMINAS – Câmara Mineira de Arbitragem Empresarial. Proprietário do escritório RODRIGO COELHO ADVOCACIA. Diretor jurídico de associações. Ex-Assessor Jurídico da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais – CCPR/ITAMBÉ. Ex-Gerente Jurídico do Grupo Casa do Rádio.

RODRIGO MEISTER DE ALMEIDA

Graduação em Administração Hospitalar na Universidade Vale dos Sinos – UNISINOS em São Leopoldo/RS. Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Vale dos Sinos – UNISINOS. Nos Estados Unidos realizou curso de extensão no Johns Hopkins Medical Institution em Baltimore, Maryland/EUA. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é coordenador do MBA de gestão de negócio, professor do MBA Executivo em Saúde. Leciona estratégia empresarial e governança corporativa em diversas instituições brasileiras. Foi diretor administrativo de vários hospitais de grande porte. Socio administrador do ITC BH. Sócio-presidente da MMeister. Diretor administrativo da Interact Solutions, empresa nacional em soluções de tecnologia para a inteligência corporativa, com atuação internacional. Atua também com o conselho profissional em várias instituições na área da Saúde e Educação. Consultor, conselheiro profissional, e palestrante.

TIAGO LUÍS COELHO DA ROCHA MUZZI

Sócio da MUZZI E ADVOGADOS, advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1996); Mestre em Direito de Empresas – FDMC (2013). Consultor de inúmeras entidades cooperativas, associativas e sindicais. Ex-membro das comissões de Tecnologia e de Admissão da OAB/MG. Ex-membro cofundador da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2016-2019). Membro colaborador da Comissão de Direito Médico da OAB/MG (2020-atual). Membro da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/MG (2019-atual). Coordenador Adjunto da Câmara Arbitral de Relações do Setor Saúde (CARSS) – CAMINAS.

VALÉRIA ROCHA MAIA

Médica formada pela UFMG em 1976; Pós-graduação Cir. plástica Faculdade de Medicina de Hannover-Alemanha; Especialização em Medicina do Trabalho Fundação Ezequiel Dias; Pós-Graduação em Administração Hospitalar.

VERA LÚCIA ÂNGELO ANDRADE

Graduação em Medicina pela UFMG em 1989 ; Residência em Clínica Médica/Patologia Clínica pelo Hospital Sarah Kubistchek ; Especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de MG  em 1991; Gastroenterologista pela Federação Brasileira de Gastroenterologia; Especialista em Doenças Funcionais e Manometria pelo Hospital Israelita Albert Einstein; Mestre e Doutora em Ciências com concentração em Patologia pela UFMG; Professora convidada do curso de pós graduação em Doenças Funcionais e Manometria pelo Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo e da Escola Brasileira de OsteopatiaBelo Horizonte, Minas Gerais; Sócia Proprietária da Clínica NUVEM BH.